Sondagens Geotécnicas

 

 
   Sondagem SPT tambem conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do subsolo, largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla SPT tem origem no inglês, (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.


 
As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são:
 

   A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;
  • A classificação dos solos de cada camada;
  • O nível do Lençol Freático;
  • A capacidade de carga dos solos em várias profundidades.
 
 
 
 
   Sondagen SPT-T  é uma ferramenta de investigação geotécnica que consiste na medição do torque em sondagens de simples reconhecimento.

Esse método de sondagem indica a posição do nível de água, a determinação dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência, os índices de resistência à penetração e os momentos de torção do amostrador medidos pelo torque.

 

A medida do torque, quando solicitada, é efetuada ao término de cada ensaio de penetração SPT. Cravado os 45 cm do amostrador-padrão, conforme NBR-6484, retira-se a cabeça de bater e acopla-se o adaptador de torque, verificando-se a medida de torque máximo e torque residual através de um torquímetro, devidamente calibrado, medidos em Kgf.m.

 

 

 

 
Perfil de Sondagens e Planta de Locação
Moraes & Amorim

​Telefone : ​11-4551-9074 / (11) 96305-0681

Rua Bahia. 12 - Carapicuíba - SP.
Email:comercial@moraesamorimsondagens.com.br

Compartilhe ideias

© 2015 por Moraes & Amorim Tecnologia                     moraesamorimgeotecnologia@hotmail.com

  • s-facebook
  • crea sp.jpg