Fundação
 
   A fundação é um elemento de vital importância para uma construção. Responsável pela sustentação de uma edificação, responde pela estabilidade das lajes, alvenarias, vigas e pilares. Portanto, é fundamental que se conheça em que tipo de solo irá se apoiar uma construção.

 

Sobre a Estaca Strauss
 
   A Estaca Strauss é o tipo de fundação mais antigo de escavação mecânica que se têm conhecimento. Com a estaca strauss executam-se fundações em diversos tipos de solos. Ela é executada em concreto simples ou armado, moldada in loco, executada com revestimento metálico recuperável. 
 
Vantagens
 
A estaca strauss apresenta vantagem pela leveza e simplicidade do equipamento que emprega. Com isso, pode ser utilizada em locais confinados, em terrenos acidentados ou ainda no interior de construções existentes, com pé direito reduzido.O processo não causa vibrações, o que é de muita importância em obras em que as edificações vizinhas, dada a natureza do subsolo e de suas próprias deficiência, sofreriam danos sérios com essas vibrações.
Por a estaca strauss ser moldada no local, fica acabada com comprimento certo, arrasada na cota prevista, não havendo perda de material nem necessidade de suplementação.
Nossos equipamentos para estaca strauss constam de um tripé de aço, um guincho duplo ou simples acoplado a motor a explosão (diesel) ou elétrico, uma sonda de percussão munida de válvula em sua extremidade inferior para retirada de terra, um soquete com peso compatível com o diâmetro da estaca, linhas de tubulação de aço, com elementos de 2,00 a 3,00 metros de comprimento, rosqueáveis entre si, um guincho manual (para máquina simples) para retirada da tubulação, além de roldanas, cabos e ferramentas.
 
Início da perfuração
 
Com o soquete é iniciada a perfuração até a profundidade de 1,00 a 2,00 metros, furo este que servirá de guia para a introdução do primeiro tubo, dentado na extremidade inferior, chamado "coroa". Inicia-se assim a perfuração para estaca strauss.
Perfuração estaca strauss
Com a introdução da coroa, o soquete é substituído pela sonda de percussão, a qual, por golpes sucessivos e o auxílio de água, vai retirando o solo do interior e abaixo da coroa, e a mesma vai se introduzindo no terreno. Quando a Estaca Strauss estiver toda cravada, é rosqueado o tubo seguinte, e assim por diante, até atingir a camada de solo resistente e/ou que tenha um comprimento de estaca considerado suficiente para garantia de carga de trabalho da mesma. Procede-se a limpeza da lama e da água acumulada durante a perfuração, que ficam armazenadas no interior da sonda, com a inversão da mesma quando retirada da tubulação.
 

 

Moraes & Amorim

​Telefone : ​11-4551-9074 / (11) 96305-0681

Rua Bahia. 12 - Carapicuíba - SP.
Email:comercial@moraesamorimsondagens.com.br

Compartilhe ideias

© 2015 por Moraes & Amorim Tecnologia                     moraesamorimgeotecnologia@hotmail.com

  • s-facebook
  • crea sp.jpg